Powered By Blogger

sábado, 22 de outubro de 2011

Um pouco sobre Botuvera

Botuverá é uma pequena cidade localiza no Médio Vale do Itajaí com cerca de 4.500 habitantes. Tendo, nos últimos anos, se especializado na indústria, sobretudo a pequena indústria têxtil, Botuverá por muitos anos cresceu economicamente em torno do minério.  Poderia se pensar que a mineração ‘construiu’ muitas minas cavernosas, por onde se poderia andar tranquilamente e com segurança. A caverna ou gruta de Botuverá proporciona tudo isso: o andar tranqüilo e seguro; a assimilação do poder artístico em construir formas tão belas e complexas, presentes em suas estalactites e estalagmites. No entanto, não se trata de criação humana, mas da própria natureza.
Parte do texto retirado do site:
http://www.overmundo.com.br/guia/as-cavernas-de-botuvera

Relatorio da viagem de estudos

No dia 20 de outubro saímos da escola as 06h00min para a viagem de estudos. Indo para Botuvera fizeram varias brincadeiras, ouvimos musicas e nos divertimos muito.
Quando chegamos fizemos os grupos para entrar nas cavernas, durante a visitação a monitora explicou um pouco sobre as estalactites, que são as formações rochosas formadas no teto e estalagmites, que são as formações no solo.
Depois da visitação fomos almoçar num restaurante chamado Nilo, o almoço estava delicioso, como sobremesa tomamos picolé.
Saindo do restaurante fomos visitar o zoobotanico de Brusque, chegando lá um homem explicou as normas, então fomos visitar o zoo. Vimos um serpentário cheio de cobras de varias espécies como: jararaca, jiboia, píton e a jararacuçu. Também vimos gorilas, jacarés, puma, gato do mato e vários outros tipos de animais.
Voltando para a escola, paramos num posto para lanchar e comprar umas lembrancinhas, depois seguimos nosso caminho de volta. E assim foi nossa viagem de estudos.

Vinicius Clementino  -  7.01

terça-feira, 18 de outubro de 2011


                                

Vermes Parasitas

ATENÇÂO: Estas imagens não dever ser vistas por pessoas que possuem estomago fraco.
Os vermes são nojentos e geralmente estão associados a doenças comumente vistas em áreas onde o saneamento básico não é muito presente. Inicialmente eles começam se alimentando do seu hospedeiro e ao mesmo tempo causando as mais variadas enfermidades. Abaixo você confere cinco dos mais terríveis vermes e suas conseqüências.
Ancilostomose
Filo Cnidaria

O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar.
Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.                                              

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php
Poríferos
Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias.
Veja o texto:
Talvez ao tomar banho, você goste de se ensaboar usando uma esponja sintética, feita de plástico ou de borracha, ou uma bucha vegetal
                              
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php

Esponjas sintéticas

de banho  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Filo Nematelmintes

O nome científico das lombrigas é Ascaris lumbricoides. Medem aproximadamente 25 centímetros de comprimento e vivem no intestino humano. Geralmente encontram-se entre quatro e dez lombrigas nas pessoas atacadas, mas esse número pode ser bem maior.

http://www.colegioweb.com.br/biologia/lombrigas.html