Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O USO INADEQUADO DOS ANTIBIOTICOS

Febre, dor de cabeça, dor no corpo... Quando estes sintomas aparecem, comuns à maioria das doenças, muitos brasileiros têm o hábito de \"correr à farmácia mais próxima\". Este comportamento - que parece simples, mas pode tornar-se perigoso - é reforçado pela indicação de um medicamento por um amigo, a vontade de livrar-se rapidamente do incômodo da dor e a facilidade de se comprar alguns remédios sem receita médica ou odontológica. Uma das conseqüências mais freqüentes de atitudes como essas são a intoxicação pelo uso inadequado de medicamentos.
\"O medicamento, se utilizado de forma inadequada, pode causar mais danos do que benefícios\",                                                                                                                                      


       

AS SUPERBACTERIAS

  O uso indiscriminado (abusivo) dos antibióticos desde sua industrialização promoveu uma seleção natural das bactérias patogênicas (causadoras de doenças). Por isso as populações atuais desses micróbios são bastante resistentes aos medicamentos. Muitas vezes torna-se quase impossível combatê-las e para tanto é preciso usar antibióticos tão poderosos que causam problemas ao próprio paciente, como danos ao fígado ou tecido ósseo.

     Os dentes por serem de natureza óssea costumam ser muito afetados, principalmente nas crianças antes da mudança da dentição. Isso acontece porque os dentes definitivos ainda estão em formação, da maior sensibilidade ao antibiotico.
http://www.escolademestres.com/index.php?option=com_content&view=article&id=7:as-superbacterias&catid=6:ciencia-e-quotidiano&Itemid=8